sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Cursode Extensão - Atividade Linux

Niterói, 23 de junho de 2008.
Aluna: Silvana Malheiro do Nascimento
Atividade: Linux


O Tux

O Tux é a mascote oficial do sistema operativo GNU/Linux. O Tux, criado por Larry Ewing em 1996, é um pinguim gorducho que tem um ar satisfeito e saciado. A ideia da mascote do Linux ser um pinguim veio de Linus Torvalds, o criador do núcleo do Linux.
É, por vezes, alegado que o nome deriva de Torvalds UniX, um nome sugerido por James Hughes, em vez da explicação que os pinguins aparentam vestir um smoking.
O Tux foi criado para um concurso de logotipos para Linux. O logotipo vencedor foi criado por Larry Ewing usando o GIMP (um pacote de software livre de edição gráfica) e foi lançado por ele sob as seguintes condições:
A autorização para o uso e/ou modificação desta imagem é concedida desde que me reconheça lewis@isc.tamu.edu e o GIMP, caso alguém pergunte
Segundo Jeff Ayers, Linus Torvalds tinha uma "fixação por aves marinhas gordas e desprovidas da capacidade de vôo!" e o Torvalds reivindica que contraiu uma "penguinite" após ter sido gentilmente mordiscado por um pinguim: "A penguinitie faz com que passemos as noites acordados só a pensar em pinguins e a sentir um grande amor por eles." A suposta doença de Torvalds é, pois claro, uma piada, mas ele foi mesmo mordido por um pequeno pinguim numa visita a Canberra. Torvalds estava à procura de algo divertido e simpático para associar ao Linux, e um pinguim ligeiramente gordo sentado após ter tido uma grande refeição servia perfeitamente.
O Tux tornou-se num icone para a comunidade Linux e Open Source, com um grupo de utilizadores de linux britânico adotando um pinguim no Jardim Zoológico de Bristol.


Nenhum comentário: